A manhã de atividades no segundo dia do CIS Digital Camp começou com um mergulho pelo papel que as redes sociais e o tempo que utilizamos os nossos telefones desempenham no nosso dia. Na dinâmica "Estás no controlo... ou é o telemóvel?", os estudantes tinham de desempenhar diferentes papéis, estando a favor e contra diferentes questões. 

Com recurso a cartolinas e criando apresentações criativas, responderam a perguntas que refletiam sobre o papel que as redes sociais desempenhavam nas relações do dia a dia e se tal significava uma maior ligação ou, em contrapartida, solidão. Foi abordada a questão da limitação do tempo de ecrã através da lei e se a saúde mental justificava estas restrições ao uso da tecnologia, sendo mencionada a recente proibição do uso de redes sociais por jovens até aos 16 anos na Austrália. Por fim, outro tema em análise foi aquilo que é partilhado nas redes sociais e em como tal pode afetar a auto-estima de quem vê o conteúdo. 

 

Imagem WhatsApp 2025 12 13 às 22.52.06 4882caf5

IA que podem usar

No workshop de Inteligência Artificial, os participantes ficaram a conhecer algumas das ferramentas que os podem auxiliar nas suas tarefas. Além de partilharem a ferramenta de IA que utilizam maioritariamente, foram dadas a conhecer outras plataformas que podem ajudar com a pesquisa de fontes, organização de projetos, apresentações automáticas, a melhorar os textos e a desenvolver sites, aplicações ou imagens. 

Seguiu-se a oficina "Literacia Mediática: ver para além do ecrã", coordenada pela investigadora de jornalismo Margarida Alpuim. Um momento que convidou, novamente, os participantes do CIS Digital Camp a debater várias temáticas com as quais se cruzam diariamente, desde o cyberbullying à disseminação de conteúdo violento e foram incentivados a pensar em técnicas de bem-estar online.

 

Imagem WhatsApp 2025 12 13 às 22.52.05 f155304b

 

Um manifesto para um futuro melhor

O dia concluiu com a elaboração do primeiro desenho do que vai ser o Manifesto Cyberbullying e Direitos Humanos. Divididos em grupos, os cinquenta estudantes que fazem parte do CIS Digital Camp, trocaram ideias, focando-se na definição do que é o cyberbullying, ligando o tema aos Direitos Humanose definindo parâmetros como princípios, direitos e responsabilidades.